terça-feira, 9 de julho de 2019

Parlamento da Nigéria bloqueado pela polícia, confrontos de manifestantes





A Assembléia Nacional da Nigéria estava fechada na terça-feira, depois que tiros foram disparados do lado de fora durante confrontos entre a polícia e um grupo de manifestantes muçulmanos xiitas.
Ambos os lados culparam o outro pelo tiroteio. Em um comunicado, a polícia disse que dois policiais foram baleados e feridos nas pernas, e seis outros policiais foram feridos por indivíduos usando tacos e pedras.

Mas Abdullahi Muhammad Musa, um manifestante e membro do Movimento Islâmico da Nigéria ( IMN ), disse à Reuters que a polícia disparou os tiros, matando dois manifestantes, depois que eles tentaram pacificamente entrar no prédio.


O IMN , grupo que representa a minoria muçulmana xiita da Nigéria, tem protestado regularmente fora da Assembléia Nacional, pedindo a libertação de seu líder, Ibrahim Zakzaky, que está detido desde 2015.

As forças de segurança nigerianas mataram cerca de 400 membros do grupo em resposta aos protestos em grande parte pacíficos desde 2015, de acordo com grupos de direitos humanos.

A polícia disse que prendeu 40 manifestantes durante o incidente de terça-feira. A assembléia permaneceu bloqueada a partir do final da tarde. Em um comunicado, a força policial disse que eles "usaram força mínima para dispersar os manifestantes rebeldes".

Testemunhas disseram que a polícia usou gás lacrimogêneo contra os manifestantes, e fumaça pode ser vista vindo da área.

REUTERS

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: