terça-feira, 16 de julho de 2019

“Águas agitadas no Galinheiro”: Samakuva volta candidatar-se no próximo congresso da UNITA | Correio Kianda




Segundo fontes do Correio da kianda, Isaías Samakuva, poderá candidatar-se novamente ao cadeirão máximo daquele Partido, por decisão pessoal e por estar, a ser influenciado por um grupo de apoiantes na Comissão Política, como Diamantino mussocola, Celso torres, Sabino Calussasse, Manuel Saviemba, Navita Ngola, entre outros, que como forma de manter-se nos seus cargos, têm estado a motivar o actual presidente da UNITA a recandidatar-se no Próximo congresso, deixando assim, cair a ideia avançada pela opinião pública, e por alguns Jornais, segundo ao qual, Isaías Samakuva não voltaria a recandidatar-se a sua sucessão.

A mesma fonte que temos vindo a citar, acrescenta, que o actual líder da UNITA tem estado a perder fortes apoio dentro do Partido, e garantem não votar no Partido, caso as pretenções de Isaías Samakuva e de alguns militantes se efetive.


Para contrapor a corrente que apoia a saída de Samakuka, o grupo que apoia actual presidente da UNITA, agendou como uns dos pontos do congresso, a alterações dos estatutos do partido, e que prevê a indicação de uma outra figura como cabeça de lista para as eleiões gerais de 2022, como Adalberto Costa Júnior de 57 anos de idade, natural de Benguela, que pode firmar um acordo com Samakuva para ser cabeça de lista, mas, a dúvida recai sobre o cumprimento do mesmo por parte de Samakuva.

Recorde-se que Abílio Kamalata Numa de 64 anos de idade, natural de Benguela, general na reserva e já foi secretário-geral de Samakuva, já assumiu a pretensão de concorrer a liberação da UNITA com ou sem Samakuva.

José Pedro Katchingo, Liberty Chiaca e Helena Bonguela estes, tidos como os mais fracos pré-candidatos segundo militantes influentes da UNITA, mas que podem ser usados como candidatos fantoches, para legitimar a continuidade de Samakuva a frente do Galo Negro.

Estão também, mas de forma tímida, Rafael Massanga Savimbi de 41 anos de Idade natural do Kuando Kubango, este é filho de Savimbi, pesa contra si, o facto de ser o mais novo entre eles, mas também tem grandes simbolismos, por exemplo, é o único deputado a Assembleia Nacional que rejeitou a viatura atribuída para os deputados.

Alcides Sakala Simões de 66 anos de idade natural do Huambo é igualmente outro pré-candidato, que tem bastante aceitação pela sua postura e idade, mas tem estado a depender do apoio ou não de Isaías Samakuva.

Após o pedido de desculpas a família de Jonas Savimbi pelas declarações que tinha proferido no passado, Raul Danda de 62 anos natural de Cabinda, é o mais novo pré-candidato a liderança da UNITA, pesa contra ele o facto de ter se atirado contra o líder fundador daquele partido e o facto de não ser do sul.

O Correio da Kianda tentou contactar alguns militantes ligados ao Partido, para ouvir a opinião dos mesmos, mas nenhum dos contactados aceitou falar do assunto, alegadando conotação.

Samakuva convocou para 13 à 15 de Novembro desde ano o 13º Congresso Ordinário que vai debater a alteração dos símbolos a estratégia do partido e o estatuto do Partido.


“Águas agitadas no Galinheiro”: Samakuva volta candidatar-se no próximo congresso da UNITA

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: