sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Chefe de Estado quer diplomacia mais eficaz



Ao discursar ontem, na cerimónia de posse dos novos embaixadores de Angola na Suécia, Apolinário Jorge Correia, na Etiópia, União Africana e na Comunidade Económica para África, Francisco José da Cruz, o Presidente da República disse que, numa altura em que o país procura relançar-se a nível internacional, a diplomacia deve contribuir para este objectivo.

O Chefe de Estado recomendou aos embaixadores angolanos nos diferentes pontos a usarem esse importante instrumento que é a diplomacia. 

No quadro da projecção externa de Angola, João Lourenço já havia orientado os diplomatas angolanos a fazerem um acompanhamento “permanente e atento à situação política internacional” e “interpretar e encontrar soluções para os desafios que se colocam a cada momento”. 

Na altura, o Presidente da República falava na VIII reunião de embaixadores de Angola, realizada pelo Ministério das Relações Exteriores, em Maio do ano passado.

A par de Apolinário Jorge Correia e de Francisco José da Cruz, foram também empossados Maria Elisabeth Simbrão de Carvalho, Leovigildo da Costa e Silva, bem como André Panzo, como embaixadores itinerantes. 

Ontem, o Presidente João Lourenço também conferiu posse ao director-geral adjunto do Serviço de Inteligência Externa (SIE), Mário António da Costa Dias.

União Africana 

Angola prepara-se para ter maior presença na União Africana, organização em que o país é o 6º maior contribuinte, depois da Argélia, África do Sul, Egipto, Líbia e Nigéria. 

O embaixador de Angola na Etiópia, União Africana e Comunidade Económica para África, Francisco José da Cruz, afirmou que actualmente o país ocupa cinco dos 39 lugares a que tem direito.
 
Em declarações à imprensa, após a tomada de posse, Francisco José da Cruz afirmou que Angola tem muito interesse em participar nas discussões para criar mecanismos de forma que a União Africana dependa cada vez mais de doadores internacionais. Outras das metas do novo embaixador é fortalecer a co-operação com a Etiópia.

“Estamos na era da diplomacia económica”, lembrou o novo embaixador de Angola na Suécia, Apolinário Jorge Correia, que realçou o facto de este país europeu ter apoiado a luta de libertação dos angolanos por via da mobilização de apoios internacionais. Apolínário Correia foi representante de Angola junto dos Escritórios da ONU em Genebra.

Jornal de Angola

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: