quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A DOENÇA DO SÉCULO | PRESCILA NÍCIA



… Já há muitos anos que tem-se ouvido falar de tumores, que são aumento de volumes de uma determinada área do corpo e que podem ser são bons(benignos) ou maus(maligno), e hoje trouxemos um maligno, que é o cancro da mama

Estamos num mês que representa uma das maiores fragilidades femininas, motivo pelo qual ao equipa do portal trouxe o tema cancro da mama, de modos a ajudar numa melhor educação sanitária.

O QUE É?

Cancer é caracterizado pelo crescimento rápido e desordenado de células, que adquirem a capacidade de se multiplicar. Essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (cancer), que podem espalhar-se para outras regiões do corpo, no caso na mama. O câncer também é comumente chamado de neoplasia.

CAUSA

Alguns artigos mostram que a causa é o cancer não tem uma causa bem definida; mas outros afirmam q a principal causa de Cancro da Mama é o uso de anti-transpirantes! Sim, ANTITRANSPIRANTES. “…vejam bem os rótulos!!DESODORIZANTE está bem, ANTI-TRANSPIRANTE, não. A concentração das toxinas provoca a mutação das células: CÂNCRO. Eis aqui a razão: “ O corpo humano tem apenas algumas áreas por onde pode eliminar as toxinas: atrás dos joelhos, atrás das orelhas, a área das virilhas e as axilas e as toxinas são eliminadas com a transpiração. Os anti-transpirantes, como seu nome diz, evitam a transpiração; portanto, inibem o corpo de eliminar as toxinas através das axilas, Como não saem pelo suor o organismo deposita-as nas glândulas linfáticas que se encontram debaixo dos braços. A maioria dos tumores cancerígenos do seio, ocorrem neste quadrante superior da área da mama. Precisamente onde se encontram as glândulas. Nos homens parece ocorrer em menor proporção, mas também não estão isentos de desenvolver Cancro da Mama por causa dos anti-transpirantes. A diferença está no facto de os anti-transpirantes usados pelos homens não serem aplicados directamente sobre a pele; ficam, em grande parte, nos pêlos axiais. As mulheres que aplicam anti-transpirantes logo após raparem ou Depilarem as axilas, aumentam o risco devido a minúsculas feridas e irritações da pele, que fazem com que os componentes químicos nocivos penetrem mais rapidamente no organismo. “

EPIDEMIOLOGIA E INCIDÊNCIA


De acordo com o Centro Nacional de Oncologia(CNO), Os cancros diagnosticados com maior frequência foram da mama (20,5%). Um total de 76% dos doentes tinha menos de 60 anos e 10% tinha menos de 15 anos. Do número total de doentes tratados no CNO, 77,3% vivia na província de Luanda, a capital de Angola, onde se situa o CNO. As províncias de Benguela e Uíge foram a segunda e a terceira região mais representadas, contabilizando 4,2 e 2,7% dos pacientes, respectivamente. Isso demonstra o impacto dessa novidade e a importância da divulgação desses resultados.

QUADRO CLÍNICO


O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um nódulo ou caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos, mas há nódulos que são macios e arredondados. Portanto, é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:


  • inchaço em parte do seio; 
  • irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas ou franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja; 
  • dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro); 
  • vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama; 
  • saída de secreção (que não leite) pelo mamilo; 
  • caroço nas axilas. Quando isso acontece devemos procura um médico o mais rápido possível 

COMO PREVENIR O CANCRO?


O diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de o tratamento ser iniciado atempadamente, aumentando as chances de ser eficaz.

Autoexame da mama: A partir dos 20 anos;

Exame clínico da mama: A partir dos 20/30 anos, todas as mulheres devem fazer a avaliação clínica da mama para verificar se existem diferenças entre as mamas e se existe, entre outros sinais, vermelhidão, depressões cutâneas ou secreção ou perda de líquido quando os mamilos são pressionados.

A mamografia é o teste de despiste do cancro da mama mais recomendado a partir dos 40 anos anualmente;

Mastectomia Profilática (Preventiva) = A retirada de ambas as mamas. Em caso de alguma anomalia, deve se dirigir ao Centro Nacional de Oncologia(CNO) de Luanda/Angola

TRATAMENTO

Alguns canceres crescem lentamente e se espalham em outras partes do corpo, outros são mais agressivos, crescem e se espalham rapidamente. No entanto, o mesmo tipo de cancer pode evoluir de maneira diferente em mulheres(sobretudo)diferentes. Apenas o médico que realizou o interrogatório e examinou o paciente pode analisar os aspectos específicos do cancer para trata-lo.


CONCLUSÃO (MITOS E VERDADES)



Desenvolver um câncer é um castigo.


Mito - O surgimento de qualquer tipo câncer está relacionado a inúmeras causas, entre elas, e factores de risco, como maus hábitos alimentares, consumo exagerado de álcool, sedentarismo e, principalmente, o tabagismo.

Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel.


Mito - A batida pode formar uma massa, que, em exames rotineiros, se assemelha a um tumor, mas é benigno. Outra coisa comum é que, a partir do trauma, a preocupação da pessoa aumente e, por meio do toque mais frequente ou outro exame, ela possa descobrir um nódulo que já estava presente em seu corpo.


Se eu faço o auto-exame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia.


Mito - Normalmente, se você fizer o auto-exame todos os meses e visitar o seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o auto-exame, nem o exame clínico, nem a mamografia são eficientes sozinhos.


A radiação emitida pela mamografia causa câncer.


Relativo - A exposição a qualquer tipo de radiação irá expô-la a riscos de câncer em geral, porém a quantidade de radiação de uma mamografia é relativamente baixa. A mamografia continua sendo a melhor ferramenta para detecção do câncer de mama.


Amamentar protege a mama do câncer.


Verdade - Quando o bebê mama, as células mamárias ficam produzindo leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.


É prejudicial ao bebê continuar amamentando se existe suspeita de câncer de mama?


Mito - Pode se amamentar durante a realização de exames de diagnóstico para o câncer, como mamografia, raios X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultra-som e biópsia. As células cancerosas não passam para o bebê através do leite materno.


Estou com diagnóstico de câncer de mama, não posso amamentar meu bebê.


Verdade - Embora as células cancerosas não possam passar para o bebê através do leite materno, os médicos aconselham às mulheres que iniciam o tratamento com radioterapia ou com quimioterapia, que parem de amamentar até que os elementos radioactivos ou medicamentos sejam completamente eliminados do organismo da mãe…


O CÂNCER TEM CURA. VERDADE!

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: