O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve, na terça-feira, o director do gabinete do governador provincial do Uíge, Jaime Yamba, e o secretário-geral do Governo local, Leonardo Bongo, por suposto envolvimento em crimes de peculato e falsificação de documentos.
Uma fonte do SIC afirmou ao Jornal de Angola que os dois elementos são presentes amanhã ao Ministério Público para os primeiros interrogatórios. Depois de serem ouvidos, os acusados conhecerão as medidas de coação que lhes serão aplicadas.
Jaime Yamba e Leonardo Bongo, nos cargos há menos de dois anos, são acusados de desviarem dinheiros que se destinavam a despesas correntes do Governo Provincial do Uíge. Há dez dias, foram detidos a ex-administradora municipal do Songo, Adelina Figueiredo Alexandre Pinto, acusada na prática dos crimes de peculato e falsificação de documentos durante o mandato e o então delegado provincial da Justiça, pelos mesmos crimes.
Detenções em Benguela
Ainda na terça-feira, foram detidos em Benguela a ex-administradora municipal da Baía Farta, Maria João, acusada do crime de peculato. Segundo a Angop, a ex-administradora é ainda acusada de corrupção e associação de malfeitores.
Ontem foi também detido o administrador municipal adjunto da Baía-Farta, Leonardo Jonatão, arrolado no mesmo processo. Leonardo Jonatão era o secretário-geral da administração municipal no consulado de Maria João.
Jornal de Angola
0 comentários: