O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, rejeitou as alegações de que o verdadeiro chefe de estado morreu e foi substituído por uma sósia do Sudão.
Dirigindo-se a nigerianos na Polônia, Buhari disse que os rumores foram alimentados por pessoas que desejavam sua morte, quando ele tirou licença médica no ano passado.
'' Muitas pessoas esperavam que eu morresse durante a minha doença. É real para mim… eu vou celebrar em breve meu aniversário de 76 anos e ainda vou forte ”, disse Buhari aos nigerianos quando perguntado sobre Jubril.
Em breve celebrarei meu aniversário de 76 anos e continuarei forte.
A presidência circulou os comentários de Buhari em uma declaração por e-mail intitulada "É Real Me, Presidente Buhari Responde à Clonagem de Alegação".
Quem está alimentando a alegação?
Embora nenhuma evidência tenha sido apresentada, os vídeos que fazem a reivindicação ainda foram vistos milhares de vezes no YouTube e no Facebook.A agência de notícias global AFP recentemente testou as alegações, incluindo fotos e vídeos postados por pessoas que dizem que a Nigéria está sendo governada por um impostor do Sudão chamado 'Jubril Al-Sudani'.
Os rumores questionando a identidade de Buhari e a especulação sobre a morte foram divulgados por vários usuários de mídias sociais, incluindo pessoas proeminentes, principalmente Nnamdi Kanu, líder do Povo Indígena de Biafra ( IPOB ).
“O homem que você está vendo na televisão não é Buhari… Seu nome é Jubril, ele é do Sudão. Depois de uma extensa cirurgia, eles o trouxeram de volta ”, disse Kanu a seus partidários em 2017.
Os "biafrenses" do sudeste da Nigéria são cada vez mais críticos de Buhari, e mais propensos a espalhar as alegações de sua morte e substituição.
As tensões e operações militares na região aumentaram após um aumento nos protestos pró-Biafra que foram desencadeados pela prisão em outubro de 2015 do líder do IPOB , Kanu.
As tensões prevalecentes no sudeste vêm quase meio século depois que uma declaração unilateral anterior de uma república independente de Biafra desencadeou uma guerra civil de 30 meses que deixou mais de um milhão de mortos.
Buhari está buscando a reeleição na eleição do próximo ano e enfrentará forte concorrência do ex-vice-presidente, Atiku Abubakar.
Abubakar, que nomeou Peter Obi, um ex-governador do sudeste do país, como seu companheiro de chapa em outubro, espera ganhar o voto dos Igbos, enquanto tenta destituir o presidente.
0 comentários: