Seis pessoas morreram na sexta-feira em um ataque à sede da força armada do G5 Sahel em Sévaré, no centro de Mali, que também feriu muitas pessoas, fontes hospitalares e militares disseram.
"Eu vejo apenas seis corpos, os outros estão feridos", disse uma fonte do hospital, sem maiores detalhes. Uma fonte militar confirmou um número provisório de seis mortos, sugerindo a possibilidade de mortes.O G5 é uma força-tarefa de soldados do Mali, Níger, Burkina Faso, Chade e Mauritânia, criada no ano passado para erradicar a violência jihadista na região semi-árida do Sahel na África Ocidental.
O Ministério da Defesa do Mali confirmou anteriormente que militantes islâmicos invadiram a sede na tarde de sexta-feira, abrindo fogo com foguetes e armas e tentando se infiltrar na base.
O porta-voz do Ministério, Boubacar Diallo, disse à Reuters que as forças do Mali estavam protegendo o local.
A violência de militantes islâmicos proliferou nos últimos anos no Sahel, com grupos ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico usando o centro e norte do Mali como plataforma de lançamento para ataques em toda a região.
Potências ocidentais, incluindo a França e os Estados Unidos, forneceram recursos significativos para o G5 em uma tentativa de derrotar os jihadistas. Mas a força demorou a decolar, atrapalhada por atrasos na liberação do dinheiro e na coordenação entre os cinco países.
Africanews.
0 comentários: