Equipes de resgate de emergência carregam o corpo de uma vítima em uma maca no local de um ataque com carro-bomba em 4 de fevereiro de 2019 na capital da Somália, o distrito de Hamarwayne, em Mogadíscio. (Foto de ABDIRAZAK HUSSEIN FARAH / AFP)
Mogadício, Somália (CNN)Um carro-bomba explodiu em um movimentado shopping center em Mogadíscio, capital da Somália, na manhã de segunda-feira, matando pelo menos dez pessoas e ferindo dezenas de outras, disseram policiais e testemunhas.
O capitão Farah Osman, um policial somali no local, confirmou à CNN que a explosão atingiu um shopping center de Mogadíscio, no distrito comercial da capital, Hamarweyne.
O número de mortes pode aumentar à medida que as equipes de resgate procuram sobreviventes e alguns dos feridos estão em estado crítico, disse Osman.
Ibrahim Jama, uma testemunha, disse que a explosão sacudiu janelas de vários prédios comerciais próximos.
Al-Shabaab assumiu a responsabilidade pelo ataque.
O grupo terrorista afiliado à Al-Qaeda também foi responsável por três carros-bomba em novembro passado que mataram pelo menos 52 pessoas com cerca de 100 feridos .
As bombas foram detonadas perto de um hotel popular entre os visitantes da Somália e jornalistas internacionais.
Desde 2006, o grupo realizou vários ataques em Mogadíscio, matando trabalhadores humanitários internacionais, jornalistas, líderes civis e pacificadores, bem como alvos militares e do governo da Somália.
Ela quer transformar a Somália em um Estado islâmico fundamentalista, segundo o Conselho de Relações Exteriores .
O ataque marca o segundo grande ataque terrorista realizado pelo Al-Shabaab em 2019, depois do cerco do mês passado na capital queniana, Nairobi .
Pelo menos 21 pessoas foram mortas quando militantes do grupo terrorista sitiaram o complexo DusitD2, um aglomerado de lojas e instalações de hotéis em Nairobi.
0 comentários: