terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Mattarella e Tshisekedi em Angola


Primeira visita de Estado vai reforçar o intercâmbio comum
Fotografia: DR


O Presidente da Itália, Sergio Mattarella, inicia hoje uma visita de Estado de três dias a Angola, a convite do homólogo angolano, João Lourenço.

De acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República, o Chefe de Estado italiano vai cumprir um programa oficial que prevê uma deslocação, amanhã, ao Palácio da Cidade Alta, para um encontro privado com o Presidente João Lourenço. Depois do encontro, estão previstas declarações à imprensa nos Jardins do Palácio e um almoço oficial.

Durante o almoço, quer o Presidente italiano, quer o homólogo angolano, irão proferir discursos sobre as relações bilaterais.
Ainda no mesmo dia, Sergio Mattarella desloca-se ao Hospital da Divina Providência, no município do Kilamba Kiaxi, e depois visita o Museu Nacional de História Militar, finalizando o dia com um encontro que vai reunir a comunidade italiana em Luanda.
No último dia da visita, na quinta-feira, Sergio Mattarella participa, na Assembleia Nacional, numa sessão solene especial, durante a qual terá a oportunidade de se dirigir, em discurso, aos deputados. Por volta das 11 horas, acontece o fim da visita e o regresso do estadista italiano a Roma.

Amizade profunda
O embaixador de Angola na Itália, Florêncio de Almeida, considera que a visita de Estado do Presidente italiano, Sergio Mattarella, ao país, constitui “um sinal claro de profunda amizade”.
O diplomata angolano, citado pela Angop, afirmou que a visita vai consolidar os laços históricos entre os dois Estados e povos. Segundo o diplomata, que falava recentemente à imprensa italiana, Angola espera contar com a contribuição da Itália para diversificar a economia e reduzir a dependência do petróleo.
Florêncio de Almeida lembrou que a Itália apoiou sempre Angola nos momentos mais difíceis da sua História e foi o primeiro Estado da Europa Ocidental a reconhecer a sua Independência.
Hoje, sublinhou, além das excelentes relações político-diplomáticas, os dois países trabalham para incrementar a cooperaçãoeconómica em vários sectores.
Angola foi considerada recentemente um dos cinco melhores destinos em África para o investimento estrangeiro em 2019, pela consultora EXX Africa Business Risk Intelligence.
De acordo com o diplomata, “o momento é favorável para o empresariado italiano investir em Angola com oportunidades imediatas, vantajosas e competitivas em sectores como a agricultura, turismo, indústria transformadora alimentar, têxtil e calçado”.
Florêncio de Almeida afirmou que o grande objectivo do Governo é “aumentar a produção nacional, tornar o sector empresarial privado mais forte e competitivo, promover as exportações do sector não petrolífero da economia e reduzir as importações dos bens essenciais de consumo”. Para tal, acrescentou, estão em curso acções para a melhoria do ambiente de negócios, para atrair o investimento privado nacional e estrangeiro.
O diplomata indicou que, com vista a facilitar os negócios em Angola e dinamizar o desenvolvimento do turismo, o visto do investidor estrangeiro é um instrumento que contribuirá significativamente para o aumento do investimento estrangeiro no país.

Félix Tshisekedi em consultas
Ainda hoje, também a convite do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, é aguardado o Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, para a sua primeira visita oficial desde que foi investido no cargo.
Félix Tshisekedi é recebido por volta das 11h30 pelo Presidente João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, com quem vai manter um encontro em privado, seguido de um almoço oficial.
Às 15 horas do mesmo dia, Félix Tshisekedi estará de regresso a Kinshasa. Félix Tshisekedi, eleito Presidente da República a 30 de Dezembro, substituindo no cargo Joseph Kabila, segue depois para Nairobi (Quénia) e para Brazzaville (Congo) para uma visita de Estado.

JA

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: