Foto: Lídia Onde | NJOnline
O comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros do Namibe, superintendente Alberto Machado, está detido desde esta quinta-feira, 18, por suspeitas dos crimes de "peculato e corrupção", informou a Procuradoria-Geral da República (PGR).
De acordo com o procurador-geral adjunto da República junto do Serviço de Investigação Criminal local, Pedro Fonseva, face aos indícios recolhidos, o Ministério Público decretou a medida de coação pessoal de prisão preventiva.
Indiciado, entre outros crimes, por "peculato e corrupção", Alberto Machado aguarda desde esta quinta-feira, o julgamento na prisão.
"O processo prossegue a sua instrução preparatória com carácter secreto", indicou Pedro Fonseca.
Recorde-se que, há pouco mais de uma semana, o responsável indicou que a Procuradoria-Geral da República tem em mãos, no Namibe, vários processsos por corrupção e nepotismo envolvendo gestores de organismos públicos.
Em declarações à Angop, o sub-procurador-geral da República local adiantou que os casos estão ligados aos sectores da Educação, Saúde, Pescas e da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas (FAA).
No caso da Educação, segundo a Angop, está em causa o concurso público da educação de 2016, enquanto a investigação na Saúde envolve dois contentores com fármacos que se deterioraram. Igualmente sob suspeita estão de fiscais na área das pescas, por corrupção.
De acordo com Pedro Fonseca, os gestores implicados serão chamados à responsabilidade nos próximos tempos, no âmbito dos esforços de combate à corrupção em curso no país.
A acção da PGR no Namibe junta-se às "ofensivas" já lançadas na Lunda-Sul e no Cunene.
0 comentários: