quarta-feira, 27 de junho de 2018

O mistério por trás do país africano de curta duração que existiu por apenas 12 horas



Você pode não ter ouvido falar deste país, pois nem sequer durou um dia.

Conhecida como a República do Benim, este país foi criado como um Estado fantoche de Biafra em 1967, em meio à Guerra Civil da Nigéria, após a ocupação da Região Centro-Oeste da Nigéria.

A Guerra Civil da Nigéria, também conhecida como a Guerra Biafra, começou em 1967 e terminou em 1970, seguindo o desejo do povo Igbo de se separar da Nigéria e formar a independente República de Biafra, no leste do país. O conflito violento e sangrento matou mais de 3 milhões de pessoas e desalojou muitos.


A guerra civil nigeriana - Pinterest

O povo igbo do sudeste da Nigéria na época sentia que eles estavam sendo marginalizados pelo governo federal que era dominado pelo norte.

No período que antecedeu a guerra, os moradores da região do Centro-Oeste, que é etnicamente diversa, tentaram se manter neutros, já que era o lar da população Igbo e não-Igbo.

Mas algumas semanas após a guerra, as forças biafrenses ocuparam a região Centro-Oeste e assumiram o controle do governo regional.

O médico educado nos EUA, Albert Okonkwo, foi nomeado chefe da área ocupada. O povo ibo aceitou o controle biafrense, mas os não-Igbos não ficaram animados, especialmente quando Okonkwo começou a transmitir propaganda biafrense na mídia.

Essas campanhas na mídia arruinaram qualquer tipo de simpatia que os não-Igbos teriam pela causa secessionista pró-Biafra e, eventualmente, adotaram uma posição neutra.


A guerra de Biafra deslocou muitas pessoas

Ao mesmo tempo, as forças federais nigerianas começaram a invadir a região Centro-Oeste, e Okonkwo começou a sentir medo de que a população não-Igbo pudesse tomar partido e derrubá-lo.

Ele, portanto, deu um passo desesperado; em 19 de setembro de 1967, ele renomeou a região declarando-a como a República do Benim.

Batizada em homenagem à cidade costeira nigeriana de Benin, a ação destinava-se a cortejar o apoio dos não-Igbos.


Bandeira da República do Benin

Embora a República do Benim fosse independente, separada de Biafra e da Nigéria, Okonkwo ainda declarou que o novo país apoiaria Biafra em todas as suas causas e participaria de organizações como a Comunidade das Nações e a Organização da Unidade Africana.

No entanto, as propostas de Okonkwo não se materializaram cerca de 12 horas depois de declarar a República do Benin como uma nova república, as forças federais nigerianas auxiliadas pelas forças britânicas invadiram a cidade de Benin, e derrubaram a república recém-estabelecida para a alegria. de muitas pessoas.

Face2faceafrica

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: