quinta-feira, 24 de maio de 2018

Sucessão de José Eduardo dos Santos no MPLA com "Dia D" agendado para sexta-feira



O MPLA vai reunir extraordinariamente o seu Comité Central (CC) na sexta-feira por decisão do seu presidente, José Eduardo dos Santos, no qual deverá ficar definido com clareza e em definitivo o calendário da saída ex-Presidente da República da liderança do partido.

já se sabia que José Eduardo dos Santos vai deixar a liderança do MPLA este ano, cumprindo assim a sua promessa de abandonar a política activa em 2018, deixando o lugar livre para que João Lourenço, seu nº 2 no partido e Presidente da República, assuma o poder também no maior partido angolano e sustentáculo do Executivo no Parlamento em Congresso cuja data final deverá ser definida sexta-feira.

Esta informação foi divulgada após a realização de mais uma reunião do Bureau Político, na terça-feira, em cuja agenda não constava a questão da marcação de uma reunião extraordinária do Comité Central, fazendo menção apenas a um ponto dedicado à discussão da preparação do próximo Congresso do MPLA, o 6º extraordinário, e que terá lugar em Setembro e no qual será determinado com rigor o fim do longo período - desde 1979 - de liderança de José Eduardo dos Santos.

Recorde-se que este Comité Central e o próximo Congresso terá como moldura a formalização da saída do ex-Chefe de Estado da vida política activa, tendo em conta que, de facto, esse distanciamento já teve início nas últimas semanas, com José Eduardo dos Santos a deixar progressivamente de estar presente nas reuniões do secretariado e do Bureau Político, órgãos que são a voz de comando do MPLA na sua actividade de curto e médio prazos.

Uma das últimas aparições de dos Santos ocorreu em meados de Março, quando, numa reunião ordinária do CC do MPLA anunciou a realização de um congresso que se sabia de antemão que ficaria para a história como aquele em que o próprio deixaria de vez a política activa.

No entanto, as datas então propostas não caíram bem no seio dos "camaradas", que não gostaram da possibilidade de o congresso ocorrer em Abril do próximo ano, ou, em alternativa, Dezembro deste ano, sendo esta última possibilidade a única que lhe permitiria cumprir a palavra de sair ainda este ano.

Depois de um período de discussão interna, com várias polémicas em torno da posição de vários dirigentes de topo do MPLA que querem rapidamente João Lourenço a lidera o partido, incluindo algumas fugas de informação pelas redes sociais e com o MPLA a reagir a estas de forma rápida e incisiva, o MPLA agremiou-se em torno do mês de Setembro como aquele em que terá lugar o Congresso Extraordinário... extraordinário pela natureza administrativa e pela saída de José Eduardo dos Santos.

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: