segunda-feira, 4 de março de 2019

Vaticano vai abrir arquivo secreto do Holocausto

Papa Francisco anuncia que os documentos secretos sobre o Papa Pio XII, que foi acusado de ser cúmplice dos crimes do Holocausto, serão abertos em 2020.
Resultado de imagem para papa francisco
O Papa Francisco comunicou esta segunda-feira que irá abrir a parte do arquivo secreto do Vaticano relativo ao pontificado do Papa Pio XII, que coincidiu com a Segunda Guerra Mundial.
Pio XII, Papa entre 1939 e 1958, foi acusado pelos judeus de permanecer em silêncio e ser um cúmplice dos crimes do Holocausto. Contudo, o Vaticano defendeu que trabalhou discretamente para salvar os judeus e que só não falou publicamente contra os crimes nazis para não piorar a situação.
Há décadas que as organizações judaicas pedem a abertura destes arquivos. Por norma o Vaticano espera 70 anos após o fim de um pontificado para abrir os arquivos, mas a pressão para revelar os documentos mais cedo, enquanto os sobreviventes do Holocausto ainda estão vivos, levou agora a esta decisão.
O Papa Francisco afirmou que “a Igreja não tem medo da história” e acrescentou que o legado do Papa Pio XII foi abordado com “algum preconceito e exagero”.
Os arquivos de 1939 a 1958 serão abertos no dia 2 de março de 2020.
Fonte: Observador

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: