segunda-feira, 4 de março de 2019

Angola e Portugual procuram formas criativas para concessão de vistos

As autoridades angolanas e portuguesas estão a trabalhar para que sejam encontradas formas criativas no sentido de melhorar o processo de concessão de vistos aos cidadaos de ambos os países, sem grande burocracia.


De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que falava esta segunda-feira, em entrevista colectiva a propósito da visita do Presidente de Portugal a Angola, Marcelo Rebelo de Sousa, muito em breve poderemos ter soluções, no que toca ao regime de concessão de vistos entre os dois países.
Isto, referiu o ministro das Relações Exteriores, apesar de  Portugal estar condicionado pelas limitações do espaço schengen. Os dois países possuem já acordos para isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço. 
Por outro lado, acrescentou que a visita do Presidente Português permitirá a assinatura de istrumentos juridicos que contribuirão ainda mais para a elevação das relações entre os dois países, sobretudo em sectores como das pescas, tranposrtes, administração interna e segurança, bem como finanças. 
Já em relação à certificação da dívida, Manuel Augusto deu a conhecer que o processo está a  ter o seu tratamento normal da parte das equipas técnicas dos dois países, mas que ela não se refer só a de Angola para com Portugal, mas também existe a dívida fiscal das empresa portuguesas para com o Estado angolano.
Ainda no domínio empresarial, revelou a existência de várias manifestações de vontde de entidades portuguesa em estabelecer-se em Angola, mudando assim o tipo de relção que olhe para o país apenas como mero receptor das exportações deste país europeu.
Questionado se os inidentes que tiveram lugar no bairro da Jamaica, em Portugal, no qual estiveram envolvidos cidadãos angolanos e autoridades policiais lusas afectaram as relações, referiu que Angola recebeu algumas informações oficiais sobre os mesmos e que, por intermédio da representação diplomática sempre acompanhou o caso.
O ministro aproveitou ainda, em resposta a uma questão apresentada pelos jornalistas relativa ao posicionamento de Angola no que toca à situação na Venezuela, para referir que o país tem um posicionamento que privilegia o diálogo para uma saida pacífica da situação.
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, é aguardado terça-feira (5), em Luanda, para uma visita de Estado a Angola, que terá como destaque um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
Além de Luanda, a visita inclui deslocações às províncias de Benguela (litoral sul) e Huíla (sudoeste do país), respectivamente.
Consta ainda do programa uma deslocação à Assembleia Nacional e encontro com estudantes na Universidade Agostinho Neto, entre outras actividades.

Fonte: Angop

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: