quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Félix Tshisekedi deixou Luanda está manhã




O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, deixou esta manhã a cidade de Luanda Angola, depois de ter cumprido uma visita oficial e de trabalho, que marcou o início da sua agenda externa, desde a investidura ao cargo no dia 24 de Janeiro.Féliz Tshisekedi, que veio a Angola a convite do homólogo angolano João Lourenço, foi despedido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, pelo governador de Luanda, Luther Rescova, entre outras individualidades.


Em Angola, o estadista congolês democrático foi recebido, no Palácio Presidencial, pelo Chefe de Estado Angolano, com quem manteve um encontro em privado, seguido de um almoço oficial e da realização de uma conferência de imprensa conjunta.

Félix Tshisekedi venceu as eleições gerais da RDC, com 38,57 porcento dos votos, contra 34,83 de Fayulu e 23,84 porcento de Emmanuel Ramazani Shadary, o candidato governamental, tendo sido confirmado a 20 de Janeiro de 2019 pelo Tribunal Constitucional local.

O mesmo nasceu em Léopoldville (actual Kinshasa), a 13 de Junho de 1963 e torna-se no quinto Presidente daquele país. É o líder da União para a Democracia e o Progresso Social (UDPS), até então o maior e mais antigo partido da oposição daquele país vizinho e pais a RDC.

No âmbito do reforço das relações bilaterais, os dois Estados assinaram a 18 de Julho de 2018, em Cabinda, o Acordo-quadro de cooperação no domínio de energia, que vai viabilizar a construção da linha de transporte de energia de 220 KV, da barragem do Inga àquela província do norte de Angola.
Foram signatários do acordo, os ministros da Energia e Águas de Angola, João Baptista Borges e da Energia e Recursos Hídricos da República Democrática do Congo (RDC), Ingele Ifoto.

Fonte:Jornal de Angola


SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: