segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Soldados do Golpe do Gabão presos, internet desligada, mas Libreville calma

Soldados do Golpe do Gabão presos, internet desligada, mas Libreville calma

Relatórios do Gabão indicam que os oficiais por trás de uma aparente tentativa de golpe na manhã de segunda-feira foram presos.

O ministro da Comunicação disse à emissora francesa RFI que os amotinados foram presos pelas unidades GIGN (unidades táticas de elite), que a situação está sob controle e que a ordem está sendo restabelecida.

Liderado por um tenente Kelly Ondo Obiang que liderou a tomada da rádio nacional, os soldados disseram que haviam assumido para restaurar a democracia na nação centro-africana.

O Gabão 5: Como os soldados tentaram derrubar um governo

Sob a bandeira do Movimento Patriótico das Forças de Defesa e Segurança do Gabão, o líder disse que o mais recente discurso nacional do Bongo “reforçou as dúvidas sobre a capacidade do presidente de continuar cumprindo as responsabilidades de seu cargo”.

Um grupo de liberdade on-line, a Internet Sem Fronteiras: que luta por direitos digitais, contra a repressão digital e a opressão, confirmou que houve um apagão na internet após a mudança.

Os relatórios também indicam que o sinal para a rádio nacional foi cortado após o endereço. Os militares também teriam atirado gás lacrimogêneo nas instalações para dispersar as pessoas que aparentemente apoiavam a tentativa de golpe.

A testemunha da Reuters, no entanto, relata que grande parte da capital, Libreville, permaneceu calma.

África News

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: