Relatórios do Gabão indicam que os oficiais por trás de uma aparente tentativa de golpe na manhã de segunda-feira foram presos.
O ministro da Comunicação disse à emissora francesa RFI que os amotinados foram presos pelas unidades GIGN (unidades táticas de elite), que a situação está sob controle e que a ordem está sendo restabelecida.
Liderado por um tenente Kelly Ondo Obiang que liderou a tomada da rádio nacional, os soldados disseram que haviam assumido para restaurar a democracia na nação centro-africana.
O Gabão 5: Como os soldados tentaram derrubar um governo
Sob a bandeira do Movimento Patriótico das Forças de Defesa e Segurança do Gabão, o líder disse que o mais recente discurso nacional do Bongo “reforçou as dúvidas sobre a capacidade do presidente de continuar cumprindo as responsabilidades de seu cargo”.
Um grupo de liberdade on-line, a Internet Sem Fronteiras: que luta por direitos digitais, contra a repressão digital e a opressão, confirmou que houve um apagão na internet após a mudança.
Os relatórios também indicam que o sinal para a rádio nacional foi cortado após o endereço. Os militares também teriam atirado gás lacrimogêneo nas instalações para dispersar as pessoas que aparentemente apoiavam a tentativa de golpe.
A testemunha da Reuters, no entanto, relata que grande parte da capital, Libreville, permaneceu calma.
África News
0 comentários: