quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Conheça o engenheiro ganês por trás do projeto dos robôs da NASA em Marte




O Dr. Ashitey Trebi-Ollennu é o engenheiro chefe de uma equipe formada para projetar robôs para missões da NASA no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em La Cañada Flintridge, Califórnia, Estados Unidos.


Trebi-Ollennu não apenas trabalhou na aeronave Phoenix que encontrou água em Marte em 2008, mas também contribuiu para o projeto Mars Exploration Rover em 2003 e para o Mars Science Laboratory em 2011.


O engenheiro atualmente lidera a equipe por trás do sistema de embarcações usado na missão InSight da NASA para Marte. Ele também projetou o braço robótico, que cavará profundamente abaixo da superfície do planeta para ver como ele foi formado.


Dr. Ashitey Trebi-Ollennu


O interesse de Trebi-Ollennu em naves espaciais desenvolveu-se quando ele estava crescendo em Gana.

“Eu morava muito perto do aeroporto, então eu estava muito interessado em voar de avião e sempre sonhei em tirar humanos do cockpit e fazer os computadores voarem”, disse ele.

Ele aumentou seu interesse ao ler literatura sobre o "cockpit de vidro" para aeronaves comerciais e militares. O conceito por trás da teoria envolvia tornar “máquinas, como as aeronaves, mais inteligentes para que elas pudessem voar sozinhas; ou facilitar para os humanos operá-los. ”

Nascido em Gana, Trebi-Ollennu frequentou uma escola primária em Burma Camp e mais tarde na Escola Técnica Secundária de Gana. Ele ganhou seu bacharelado em Engenharia em aviônica no Queen Mary College, na Universidade de Londres em 1991. Ele continuou seus estudos no Royal Military College Science, localizado na Cranfield University, no Reino Unido, obtendo seu PhD em 1996.

Na Universidade Carnegie Mellon, onde ele era pesquisador, ele formulou um sistema para Veículos Todo Terreno (ATVs) para vigilância tática distribuída para a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency).

Quanto à sua posição na NASA, Trebi-Ollennu diz: “A coisa brilhante sobre o meu trabalho é que não é uma rotina circunscrita, há desafios diferentes a cada dia. Acredite, é muito divertido. ”[Sic]

Em 2011, ele fundou a Ghana Robotics Academy Foundation, uma organização voluntária sem fins lucrativos que esperava “ser pioneira em educação científica por meio da administração de workshops e competições de robótica em todo o Gana para escolas secundárias, faculdades secundárias e faculdades”.


Dr. Ollennu explica técnicas de engenharia da ciência da robótica para crianças em idade escolar em Gana

A organização foi formada para garantir que muitas crianças ganenses obtenham habilidades técnicas competitivas que as impedirão de ficar atrás de países como a Índia e a China. De acordo com o site: “O ímpeto por trás dessa dedicação à educação em robótica é que, na Europa, América do Norte e Ásia, as equipes de robótica estão pegando os estudantes, despertando sua paixão por tecnologia, engenharia e competição. Demonstrar que as oficinas de robótica são uma maneira ideal de cativar mentes jovens e estimular o pensamento crítico. ”

Trebi-Ollennu é membro da Instituição de Engenharia e Tecnologia do Reino Unido, da Real Sociedade Aeronáutica do Reino Unido e da Academia de Artes e Ciências de Gana.

Ao longo de sua carreira, Trebi-Ollennu ganhou muitos prêmios, como a Medalha de Realização de Engenharia Excepcional da NASA (2008); Meditação de Conquista de Sir Monty Finniston (2007) por excelente contribuição técnica para qualquer área de Engenharia da Instituição de Engenharia e Tecnologia (IET); Prêmio Outstanding Engineer (2007); Prémio JPL Mariner do MER pela liderança destacada na análise e resolução da anomalia do IDD no Opportunity rover (2006); Prêmio de Realização do Grupo NASA-Mars Exploration Rover Avionics Team (2004); e o prêmio Achievement Group da NASA - Mars Exploration Rover Flight System, Management and Engineering Team (2004), para citar alguns.

A pesquisa que ele realizou resultou em 95 artigos, de acordo com o site de propulsão a jato da NASA .

O InSight da NASA está atualmente a caminho de Marte e deve pousar em 26 de novembro de 2018.

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: