O Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Angola anunciou ontem a detenção de cinco cidadãos de nacionalidade vietnamita por tráfico de marfim, quatro dos quais pretendiam embarcar, quarta-feira, para o Vietname com 27 peças de cornos de rinoceronte.
Na sequência das detenções, o SIC apresentou mais de duas toneladas de produtos diversos, designadamente 535 quilos de marfim bruto e 263 de peças de marfim trabalhadas, 895 de escamas de Pangolim e dez de planta medicinal, protegidos pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Em declarações aos jornalistas, o director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do SIC, Tomás Agostinho, disse que as quantidades apreendidas estão estimadas em cerca de quatro milhões de dólares.
O destino destes produtos era o Vietname, sem se saber ainda se se tratava do destino final. “Dos quatro detidos, dois aprestavam-se para embarcar com destino ao Vietname com quatro malas, contendo 20 quilos de cornos de rinoceronte”, que se encontravam dissimuladas em brinquedos, lâmpadas e frutas protegidas com lâminas de aço, para despiste do controlo do raio-X.
Jornal de Angola
0 comentários: