quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Há divergências na RDC sobre indicação de Mbeki




 Antigo Presidente sul-africano é enviado especial para a RDC
Fotografia: DR

O ministro da Comunicação e Media da República Democrática do Congo, Lambert Mende Omalanga, e o conselheiro do Presidente Kabila para a diplomacia, Barnabé Kikaya Bin Karubi, divergem sobre a indicação do antigo Presidente sul-africano, Thabo Mbeki, como enviado especial da África do Sul para a RDC e a Região dos Grandes Lagos.

Entrevistado pelo jornal congolês “Actualité.CD”, o também porta-voz do Governo congolês indicou que a RDC não pode rejeitar a indicação de Thabo Mbeki pelo facto de o asseguramento do processo eleitoral ser uma missão da SADC.

O governante congolês precisou que foi a SADC que propôs ao Presidente Cyril Ramaphosa a nomeação de Thabo Mbeki.

Domingo último, o jornal sul-africano “Sunday Times” noticiou que o Presidente Cyril Ramaphosa indicou o antigo Chefe do Estado, Thabo Mbeki, como representante de Pretória na RDC e na Região dos Grandes Lagos.

Na segunda-feira à noite, ao reagir à notícia em declarações à rádio congolesa “Top Congo”, o conselheiro diplomático do Presidente Kabila, Bin Karubi, afirmou que  a RDC jamais aceitará outros enviados especiais. Segundo Kikaya, os embaixadores plenipotenciários acreditados na RDC eram suficientes. Consequentemente, Kikaya disse que a RDC rejeitou a indicação de Thabo Mbeki como enviado especial.

“Essa posição foi claramente exprimida ao Presidente sul-africano, aquando da sua passagem pela RDC, há duas semanas”, esclareceu o diplomata congolês.

Entretanto, o presidente do Senado congolês, Léon Kengo wa Dondo, defendeu segunda-feira o regresso de Moise Katumbi ao país. “Defendo o regresso de Moise Katumbi ao país para que possa concorrer às presidenciais”, disse. Na opinião do político, é preciso que sejam dadas as mesmas oportunidades a todos os congoleses desejosos de assumir a Presidência da República.

Fonte: Jornal de Angola

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: