segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Conheça: A elegante tribo herero da Namíbia e como eles foram quase exterminados pelos colonialistas alemães

Herero people - Crédito da foto: Jim Naughten

Habitualmente residindo na Namíbia e partes de Botswana e Angola, os Herero são uma das tribos mais fascinantes do sul da África. Eles são divididos em muitos subgrupos incluindo o Tjimba, Himba, Macubal, Mbanderu, Kwandu, Zemba, Hakawona e Tjavikwa.




Herero mulher em uma roupa tradicional - Crédito da foto: Jim Naughten


Com seus principais ocupação sendo pastores, o Herero aparentemente migraram para a Namíbia a partir dos grandes lagos da África Oriental em algum lugar entre o 17 º e 18 º século. Eles foram mais tarde, juntou-se pela tribo Nama da África do Sul no início da 19 ª século, no entanto, houve hostilidades e confrontos armados entre duas tribos devido a questões territoriais que durou quase durante todo esse século. Mais tarde, eles resolveram suas diferenças.


Homens de herero a cavalo em uniformes de estilo militar - Crédito da foto: Jim Naughten

Durante o domínio colonial alemão, as tribos herero e nama se rebelaram contra eles. Em janeiro de 1904, membros da tribo herero revoltaram-se contra os invasores alemães, o que levou à “ Batalha de Waterberg ”. No entanto, os alemães venceram e expulsaram os herero para o deserto do Namibe, onde a maioria deles morreu de fome e desidratação. O Nama também teve o mesmo destino para revoltante no que é amplamente visto como o primeiro genocídio do 20 º século. Sobreviventes do massacre foram segregados e forçados a fazer trabalhos forçados. A Alemanha anunciou planos há dois anos para se desculpar oficialmente por este massacre atroz cometido por suas tropas coloniais.


Herero acorrentado durante a rebelião de 1904

O povo herero é conhecido por suas roupas tradicionais de aparência visível, representando seus colonialistas. As mulheres usam vestidos de estilo vitoriano com cocares de chifre de vaca, enquanto os homens usam uniformes de estilo militar.


Herero mulher em traje tradicional - Crédito da foto: Jim Naughten

Suas roupas, no entanto, não glorificam o colonialismo alemão, mas simbolizam sua derrota contra a adversidade e sua resiliência e sobrevivência após tentativas de eliminá-los.

Herero women - Crédito da foto: Jim Naughten

Herero Day, também conhecido como Dia da Bandeira Vermelha / Dia dos Heróis da Bandeira Vermelha, é realizado anualmente em 26 de agosto em Okahandja, Namíbia, que é o local do enterro do ex-chefe supremo e líder anti-colonial Samuel Maharero . O dia é reservado para celebrar e respeitar os chefes que partiram.


O ex-chefe herdeiro e líder anti-colonial Samuel Maharero

26 de agosto é também o Dia dos Heróis na Namíbia.


Fonte Face2face Africa

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: