O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e o líder rebelde Riek Machar disseram na segunda-feira que esperam um avanço nas conversações de paz quando se reunirem em Cartum, mas não há indicação imediata de que qualquer dos lados faça concessões reais.
"Eu vim a essa reunião com a mente aberta e espero que meu irmão Riek tenha feito o mesmo ... Eu vejo a necessidade de parar esta guerra desnecessária e esperar que o Dr. Riek também", disse Kiir quando as conversas começaram.O Sudão do Sul se ofereceu para permitir que um representante rebelde se juntasse ao seu governo na sexta-feira, mas descartou o próprio Machar.
Kiir disse que os desacordos persistem sobre a "divisão de poder e arranjos de segurança" - uma aparente referência à possível representação rebelde no governo do Sudão do Sul e à "integração" de forças rebeldes e governamentais.
Machar disse aos repórteres: “Viemos a Cartum para procurar a paz”, embora ele tenha dito que seu próprio convite chegou “atrasado”, sem elaborar.
A reunião também contou com a presença do presidente de Uganda, Yoweri Museveni, que já havia encontrado Kiir e Machar para buscar uma maneira de resolver o impasse político.
Foi um bom gesto que tanto Sua Excelência Salva Kiir quanto o Dr. Riek Machar apertaram as mãos, colocando em ação a frutífera reunião que tivemos hoje. pic.twitter.com/C0u8CqPXVY- Yoweri K Museveni (@KagutaMuseveni) 25 de junho de 2018
- Paz indescritível
A guerra que eclodiu em 2013, menos de dois anos depois que o sul do Sudão, rico em petróleo, se tornou independente do Sudão, matou dezenas de milhares e obrigou milhões de pessoas a deixarem suas casas.O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, está convocando as negociações em Cartum. O Sudão tem lutado economicamente desde que o sul, rico em petróleo, se separou, e está agora em sua pior crise fiscal há anos.
"Vamos colocar toda a nossa experiência nas negociações e na paz para pôr fim à guerra e trazer a paz aos nossos irmãos no Sudão do Sul", disse Bashir.
Eu prometo total apoio e solidariedade para garantir que o Sudão do Sul volte à trilha do desenvolvimento econômico e social. Agradeço a Sua Excelência Omar el-Bashir por sua preocupação com a instabilidade política no Sudão do Sul e por convocar essa reunião. pic.twitter.com/c5VKgb0gLy- Yoweri K Museveni (@KagutaMuseveni) 25 de junho de 2018
0 comentários: