Rei Abumbi II de Bafut --- CNN
No noroeste dos Camarões, existe um reino chamado Bafut, cujo líder tem 100 esposas e 500 crianças.
Seu nome é Abumbi II, o 11º rei do Bafut.
Com 28 esposas, o rei Abumbi acabou com 100 rainhas e 500 crianças.
A rainha Constance, terceira esposa de Abumbi, disse ao site de notícias CNN : “Por trás de todo homem de sucesso deve estar uma mulher muito bem-sucedida e firme.
“Nossa tradição diz que, quando você é rei, as esposas idosas continuam a distribuir a tradição para as esposas mais jovens e também para ensinar ao rei a tradição, porque o rei tinha sido um príncipe, não um rei.”
Rei Abumbi II de Bafut e suas esposas - CNN
As rainhas são bem faladas e educadas, com as esposas mais velhas ocupando o que foi descrito como um papel bastante masculino em outras partes do mundo.
Mas para o rei Abumbi, suas esposas são muito importantes para ele e é seu dever preservar a cultura de seu povo e suas tradições locais.
“Durante o colonialismo, outros valores vieram, de governança, diferentes dos valores tradicionais que tínhamos e, portanto, há esse constante conflito entre os valores tradicionais e os valores ocidentais modernos.
“Meu papel é misturá-los, encontrar o caminho a seguir para que meus súditos possam desfrutar dos frutos do desenvolvimento e da modernidade sem destruir sua cultura. Sem uma cultura, você não é um ser humano, você é um animal. E, portanto, a instituição de chefia é a garantia de nossa cultura ”, disse ele.
Rei Abumbi II de Bafut - Flickr
O palácio do Fon, chamado Ntoh, é uma grande atração turística e listado como um dos locais mais ameaçados do mundo.
O terreno do palácio. Foto: Sembelek
Nos Camarões pré-coloniais, o fon desempenhava várias funções. Ele controlava as relações externas e leis internas; ele foi o tribunal final de apelação e tinha o poder de vida e morte sobre seus súditos; e ofereceu sacrifícios a seus antepassados e intercedeu com eles pelo bem-estar do povo.
Atualmente, o Fon de Bafut ainda é um governante local, mas sob a jurisdição do governo dos Camarões, e um conselho de Fons.
0 comentários: