A guarda costeira da Líbia pegou 490 migrantes na costa de Trípoli no domingo, na terceira operação de resgate do dia.
Rami Ghameed, o comandante do navio Ras Ajdir, que recolheu os migrantes, disse que durante o dia, vários navios da guarda costeira nas águas do país capturaram um pouco mais de novecentos migrantes de um total de seis botes de borracha.“Havia um total de seis botes de borracha, dois foram resgatados pelo setor central (da guarda costeira da Líbia), o navio Ras Ajdir resgatou três dos barcos e o navio Sabratha (guarda costeira) resgatou um barco. O navio Sabratha está a caminho da base naval de Trípoli. O número daqueles resgatados nos barcos recolhidos pelo setor central foi de cerca de 361 pessoas, e este navio, o Ras Ajdir, pegou cerca de 490 pessoas '', disse Ghameed.
As operações de resgate de domingo elevaram o número total de imigrantes que tentam chegar à Europa, mas voltaram para a Líbia, para bem mais de mil desde a semana passada.O número daqueles resgatados nos barcos recolhidos pelo setor central foi de cerca de 361 pessoas, e este navio, o Ras Ajdir, pegou cerca de 490 pessoas.
A costa ocidental da Líbia é o principal ponto de partida para os migrantes que fogem das guerras e da pobreza e tentam chegar à Europa.
O número de travessias caiu drasticamente desde julho de 2017 devido a uma presença mais ativa da guarda costeira com o apoio da União Europeia.
Reuters
0 comentários: