segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Portugal acolhe próxima Jornada Mundial da Juventude católica



O anúncio do evento, que reúne trienalmente o Sumo Pontífice da Igreja Católica com jovens de todo mundo, foi feito este domingo, pelo Papa Francisco durante a missa que marcou o encerramento da XXXIV JMJ, que decorreu na capital do Panamá, sob o lema "Eis a serva do Senhor faça-se em mim segundo a sua palavra".

Na ocasião, o Sumo Pontífice enalteceu a participação massiva dos jovens católicos vindos de todas partes do mundo e que se fizeram presentes na JMJ do Panamá, apelando a manter o mesmo entusiasmo para o próximo evento a decorrer em Portugal e que abarcará uma devoção especial à Nossa Senhora de Fátima (padroeira da pátria lusa).

O Papa Francisco destacou ainda o espírito de aventura e devoção à igreja dos mais de 500 mil jovens oriundos de 160 nações que marcaram presença na missa de encerramento, dos quais disse esperar que venham a merecer uma atenção especial dos seus países de origem de modo a participarem de forma directa nas acções de desenvolvimento dos estados a que pertencem.

Referiu que a Igreja Católica continuará a apelar para que os estados possam reconhecer o papel activo da juventude nas acções de desenvolvimento e que lhes seja proporcionado o acesso ao emprego e outras garantias, que asseguram um futuro digno a partir do presente.

"Os estados precisam perceber que a juventude não é sala de espera e para tal devem criar condições para a sua emancipação e desenvolvimento no presente, porque amanhã pode ser tarde”, apelou.

Na referida celebração litúrgica, decorrida no campo João Paulo II, periferia da cidade de Panamá, participaram distintos chefes de estado com destaque para os presidentes do Panamá e de Portugal, Juan Carlos e Marcelo Rebelo de Sousa, respectivamente, este último que presenciou a recepação da cruz da Jornada Mundial da Juventude, que deverá decorrer no seu país em 2022.

Nesta edição, Angola marcou a sua presença no evento com uma delegação de 206 jovens e três bispos afectos à Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso de dimensão internacional, instituído pelo Papa João Paulo II, em 20 de Dezembro de 1985. O evento tem uma periodicidade trienal e reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens congregados em actividades religiosas, sociais, recreativas e de partilha cultural.

ANGOP

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: