As Novas dinâmicas da Sociedade Civil (NDSCi) planeia começar uma série de eventos no terreno, se a Comissão Nacional Eleitoral independente (CENi) não publicar os resultados das eleições.
O NDSCI dá à CENI um ultimato de 72 horas para anunciar, incluindo o vencedor da última eleição presidencial, sob pena de incentivar a população à desobediência civil. “NDSCI Civil exige a publicação dos resultados provisórios pela CENI em 72 horas e em estrita conformidade com a verdade das urnas. Em caso de não-publicação dos resultados provisórios dentro de 72 horas, o NDSCI convida o público a observar uma desobediência civil total”, informou a estrutura cívica num comunicado divulgado em 6 de Janeiro.
A declaração do NDSCI vem depois que o presidente da CENI, Cornelius Nangaa, remeteu para uma data posterior a publicação dos resultados provisórios das eleições de 30 de Dezembro. Um atraso justificado pela forma lenta como a CENI trata da compilação dos resultados de cada assembleia de voto em toda a extensão do país.
O NDSCI, por outro lado, aumenta a pressão sobre a CENI. A estrutura chama a população para se preparar para acções no domínio em caso do anúncio dos resultados não for de acordo com a verdade das urnas.
“O NDSCI apelou o povo congolês para manter-se vigilante e pronto para acções de grande escala que poderiam ser lançadas em breve, caso os resultados publicados não reflictam a verdade das urnas, como conhecido por toda a população congolesa”, acrescenta na sua declaração.
OPAIS
0 comentários: