sábado, 9 de junho de 2018

Bemba a um passo de ser libertado



O Tribunal Penal Internacional de Haia decidiu ontem anular uma sentença de 18 anos de prisão que havia sido aplicada ao antigo vice-Presidente da RDC, Jean-Pierre Bemba.

Fonte: Jornal de Angola 

Bemba, que está detido há mais de dez anos (oito dos quais durante o julgamento) havia sido condenado por crimes de guerra e contra a Humanidade, que teriam sido alegadamente cometidos na República Centro-Africana entre 2002 e 2003.

Na base da condenação estava o suposto facto de que ele não teria feito tudo o que estava ao seu alcance para impedir que forças rebeldes que ele havia enviado para a RCA violassem e matassem milhares de mulheres.

Mas agora, no julgamento de mais um recurso, a juíza Christine Van den Wijngaert decidiu ilibá-lo desses crimes, considerando que ele não tinha como fazer para impedir o que na altura sucedeu, uma vez que nem sequer estava na RCA.

A Amnistia Internacional já reagiu a esta decisão, considerando que ela é uma “afronta” para as vítimas dessa campanha de “horror e de violência sexual” cometida contra centenas de mulheres.
Aquela organização refere que mais de 5 mil pessoas testemunharam contra Jean-Pierre Bemba porque “sentiram na pele os efeitos dessa tragédia”. Entre 2002 e 2003, Jean-Pierre Bemba terá enviado para a RCA cerca de mil congoleses para ajudarem a manter no poder o Presidente Ange Felix Patasse, que estava sob ameaça de um golpe de Estado.

No entanto, apesar da decisão ontem tomada, Jean-Pierre Bemba permanecerá ainda detido uma vez que foi condenado, num outro processo, por ter tentado corromper várias testemunhas de acusação durante o julgamento.

Os seus advogados, contudo, disseram já que vão interpor um novo recurso para que essa condenação também lhe seja anulada.

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: