terça-feira, 5 de março de 2019

Presidente da República de Portugal chega hoje a Angola

Durante a visita está previsto assinar alguns instrumentos jurídicos que, segundo o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, deverão contribuir para o reforço das relações entre os dois países, nomeadamente nos domínios das Pescas, Transportes, Administração Interna e Segurança Pública e Finanças.



O ministro das Relações Exteriores garantiu ontem, em conferência de imprensa, estarem criadas as condições para que a visita de Estado do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que inicia na tarde desta Terça-feira, 5, seja um êxito.
Manuel Augusto referiu tratarse de uma visita que se enquadra no reforço da cooperação entre os dois países e que vem culminar um ciclo de visitas de alto nível entre Angola e Portugal, que começou com a visita do primeiro-ministro António Costa a Angola, em Setembro do ano passado, seguido da visita do Presidente angolano, João Lourenço, a Portugal, em Novembro do mesmo ano.
Do programa destaca-se o encontro privado, no fim da manhã de Quarta-feira, com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, seguido de uma conferência de imprensa nos Jardins do Palácio.
No mesmo dia, o Chefe de Estado português deslocar-se-á à sede do parlamento angolano, em companhia do Presidente João Lourenço, para participar na sessão solene convocada em sua homenagem, onde deverá proferir um discurso para os deputados reunidos em plenária.
Segundo um comunicado da Casa Civil da Presidência da República a que OPAÍS teve acesso, o Presidente da República de Portugal desloca-se na Quinta-feira, 7, à cidade do Lubango, na Huíla, para cumprir um programa que inclui uma visita à Universidade Mandume Ya Ndemufayo, para uma palestra sobre “Direito Constitucional”.
A nota refere ainda que na tarde do mesmo dia e no dia seguinte, Sexta-feira (8), desenvolverá diversas actividades na província de Benguela, como a participação no Fórum Empresarial Angola/Portugal, visita às instalações do Porto do Lobito e uma viagem de comboio no troço Lobito-Catumbela.
Sábado de manhã, o Chefe de Estado português visitará o Museu Nacional de História Militar, após o que voltará ao Palácio Presidencial para as cerimónias oficiais de despedida. Durante a visita está previsto assinar alguns instrumentos jurídicos que, segundo Manuel Augusto, deverão contribuir para o reforço das relações entre os dois países, nomeadamente, nos domínios das Pescas, Transportes, Administração Interna e Segurança Pública e Finanças.
“Estes acordos e protocolos, alguns deles foram negociados ainda antes da visita do Presidente João Lourenço a Portugal, mas precisavam de ser aprofundados e estão agora em condições de ser assinados”, informou Manuel Augusto. O regresso do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa a Lisboa está previsto para Sábado,9, de Março, por volta das 16 horas.

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: