Cuanhama - A construção de 10 pequenos sistemas de abastecimento de água potável e desassoreamento de sete chimpacas são apontadas como solução para minimizar a carência de água no município do Cuanhama, província do Cunene, segundo a administradora local, Margarida Ulisavo.
O município do Cuanhama, com cinco comunas, tem uma população estimada em 374 mil e 528 habitantes, 65 por cento deste número, enfrentam graves problemas no acesso da água para consumo próprio e o gado.
Margarida Ulisavo sublinhou que essas medidas serão efectivadas no próximo ano, cujo desassoreamento das chimpacas será nos locais onde existem curso de água, pois irá permitir a colecta de água em época chuvosa.
Face a situação, actualmente a administração do Cuanhama tem um camião cisterna que abastece os reservatórios de dez mil litros de água, instalados em pontos de fácil acesso à população a nível das zonas rurais.
O cidadão Teófilo Ndeutapo, residente na zona de Omutako, afirmou que a situação da falta de água é desoladora, uma vez que à população das áreas de Omutako e Ohenda tem um único poço de água subterrâneo.
Alguns populares aos arredores são obrigados a madrugar e percorrer mais de 25 quilómetros a pé a procura de água, referiu
As localidades de Omutako e Ohenda têm uma população estimada em oito mil e 403 habitantes.
ANGOP
0 comentários: