quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

A menina do bairro Golfe na grande moda mundial



Chelfa Caxino trabalha para uma agência de moda do Brasil
Fotografia: DR



Chelfa Bernardo Caxino, nasceu há 21 anos no Kilamba Kiaxi, Luanda, e é um dos sete filhos de António Caxino, vendedor ambulante, natural do Cuanza-Norte, e de Delfina Bernardo, doméstica, também natural do Cuanza-Norte.

Ainda criança Chelfa Caxino destacava-se das outras crianças, assim falavam os mais velhos, pela sua capacidade intelectual e pela sua altura. Aos cinco anos já sabia ler e escrever e por isso fez a primeira classe nesta idade. 

“Desde muito nova chamava a atenção pela determinação para vencer as dificuldades que a vida me impunha”, confidencia, para explicar que as vicissitudes de ordem financeira e as limitações que a vida “cruelmente” lhe impôs quando criança não foram argumentos capazes de matar o sonho da menina meiga que almejava um futuro melhor.

Sempre muito competitiva e exigente consigo mesma, Chelfa Caxino teve e tem como fonte de inspiração o seu pai, “pela capacidade de luta e de nunca desistir quando o assunto é apoiar o sonho dos filhos”. Lutar pela sobrevivência da família e pelo bem-estar básico dos filhos e sobrinhos era o grande esforço diário dos pais de Chelfa Caxino. Nada fácil, mas, para Chelfa Caxino, a vida não é feita de lamentos e muitas vezes nem sabemos onde vamos buscar as forças e o dinheiro para continuarmos, quando nos sentimos abandonados e completamente desprotegidos.
“Busco força e determinação para vencer com persistência e ética ensinadas pelo grande professor Gato, já falecido, na carente escola do Loló, pois embora nos sentássemos em latas de leite, ele sempre nos ensinou a não usar as dificuldades como factor de limitação na busca dos sonhos e ensinou-nos não só a ler como os princípios de honestidade, ética, carácter e determinação para vencer.”

Nessa época sofreu "bullying" e sentia-se constrangida por ser mais alta que as outras crianças da sua idade e ter lábios grossos. Os seus predadores eram vizinhos, colegas de escola e professores. Por esse motivo, Chelfa Caxino privou-se de brincar com outras crianças e dedicou a maior parte do seu tempo a questões escolares. Insultos, a toda a hora, de girafa, lombriga, lábios grossos eram-lhe dirigidos, fazendo com que Chelfa Caxino se chegasse a rejeitar.

Feita a quarta classe, Chelfa Caxino foi transferida para o improvisado Colégio Macedónia onde estudou até à nona classe e depois foi ma-triculada no Complexo Escolar Simão Gonçalves Toco, onde terminou, em 2014, o curso de Ciências Físicas e Biológicas do ensino médio, no meio de enormes e quase inultrapassáveis dificuldades financeiras.

Na mente de Chelfa Caxino estavam afixadas as palavras de incentivo do professor Gato, que lhe dizia sempre que ela um dia ia ser «miss».

Em 2016, com 18 anos, Chelfa Caxino participa no concurso Miss Kissama, no qual foi eleita primeira-dama de honor e garantiu uma vaga para o concurso Miss Luanda, tendo nesse ano ingressado no Instituto Superior Técnico de Angola para frequentar o curso de Psicologia Clínica, que terminou em 2017.

Xexá, como era chamada em criança, viajou para o Brasil em Dezembro de 2017, aos 20 anos, para tentar uma vida melhor e faz graduação em Marketing na Universidade Anhanguera, com patrocínio do Comité Miss Angola-Brasil, com especialização em Marketing de Moda no Senac, e pretende construir uma carreira sólida como modelo internacional. 

Chelfa Caxino chamou a atenção dos profissionais da moda brasileira e assinou um contrato de exclusividade como modelo de uma das maiores agências da terra do Samba, a “Allure Model” e foi destaque num desfile da conceituada marca de roupa brasileira "Animal".

Chelfa Caxino desfilou também num dos maiores eventos da moda do mundo. 

O palco da "São Paulo Fashion Week" recebeu pela primeira vez uma angolana, que estrelou a "griff" de Patrícia Vieira, Handrad e Top 5 e de Reinaldo Lourenço. Chelfa Caxino foi destaque no desfile da Casa dos Criadores, um dos mais concorridos eventos da moda na América Latina, tendo desfilado todos os dias ao lado de nomes como Raissa Santana, Preta Gil e Jogo Tondinho, Chelfa Caxino é um dos rostos da campanha de Natal da marca de roupa brasileira “Rachuelo” e participou em “castings” para eventos na Europa.

Já este ano, venceu o concurso Miss Angola-Brasil e projecta participar no concurso Miss Angola 2019. Chelfa Caxino, a menina humilde da subzona 6, Bairro do Golfe 1, brilha numa das maiores metrópoles do mundo. 

“O segredo para o sucesso é ser simples, humilde e batalhadora, para vencer na vida não precisamos de perder o carácter ou pisar os outros, o privilégio que eu tenho de ser modelo internacional coloco ao serviço do povo angolano.”

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: