terça-feira, 9 de outubro de 2018

KIM JONG-UN ESTÁ ‘DISPOSTO’ A CONVIDAR INSPECTORES AO COMPLEXO NUCLEAR NORTE-COREANO



Inspectores internacionais poderão ter acesso ao centro de testes nucleares desmantelado na Coreia do Norte, afirmou ontem Segunda-feira, 8, o secretário de Estado americano Mike Pompeo, após uma reunião com Kim Jong-un..


O chefe da diplomacia americana também citou “avanços” rumo à desnuclearização. Pompeo reuniu-se com o dirigente norte-coreano em Pyongyang, no Domingo, com o objectivo de acelerar o processo de desnuclearização do país. “O líder Kim disse que está disposto a permitir que entrem para ver o complexo desmantelado de Punggye-ri”, declarou Pompeo. A Coreia do Norte afirmou ter desmantelado por completo o centro de testes nucleares de Punggye- ri, em Maio, mas ainda não permitiu que observadores internacionais tenham acesso ao local para comprovar a afirmação.

Punggye-ri, perto da fronteira com a China, foi o cenário dos seis testes nucleares da Coreia do Norte, incluindo o mais recente e mais potente, em Setembro do ano passado. Os inspectores poderão ter acesso tão-logo as duas partes alcançarem um acordo sobre a “logística”, afirmou Pompeo aos jornalistas em Seul, antes de viajar paraa Pequim. A desnuclearização da Coreia do Norte é um “processo longo”, disse Pompeo, mas “fizemos avanços significativos”. Também nesta Segunda-feira, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, afirmou que o líder norte-coreano se reunirá em breve com os presidentes da China e da Rússia, num novo passo para reduzir a tensão na península coreana.

Na véspera, Moon anunciou que Washington e Pyongyang devem realizar um segundo encontro de cúpula o mais rápido possível. “Independente da segunda reunião de cúpula Estados Unidos- Coreia do Norte, a visita do líder Kim Jong-un à Rússia e a visita do presidente (chinês) Xi Jinping à Coreia do Norte devem acontecer em breve”, disse Moon. Um encontro entre Kim e o primeiro- ministro japonês, Shinzo Abe, também é possível, destacou Moon, antes de afirmar: “Uma nova ordem está a surgir na península coreana”

OPAIS

SHARE THIS

Author:

Etiam at libero iaculis, mollis justo non, blandit augue. Vestibulum sit amet sodales est, a lacinia ex. Suspendisse vel enim sagittis, volutpat sem eget, condimentum sem.

0 comentários: